A importância do Orçamento de Obra


 

O orçamento de obras nada mais é do que um documento com informações físicas e financeiras que consiste em determinar os custos envolvidos na execução de um empreendimento, seja ele a sua casa própria, um novo prédio ou a nova sede de sua empresa.

 

Quando pensamos em um orçamento de obra, destacamos neste momento todos os detalhes e especificações importantes de um projeto, ou seja, é nesta etapa que podemos identificar previamente os custos de uma obra e verificar se é viável ou não o investimento.

 

Com um bom orçamento, todas as tomadas de decisões são tecnicamente embasadas e diminuem, drasticamente, as chances de sua obra ter problemas no cumprimento de custos e prazos. Com este documento, é possível visualizar os preços orçados de cada material, e desenvolver um trabalho de metas de compras e ajustar os valores para a realidade da obra, assim, identificando todas as etapas e seus impactos no orçamento.

 

Os orçamentos de obras podem ser desenvolvidos em várias etapas de seu projeto. Quanto maior o número de informações, melhores os resultados do orçamento. O orçamento pode ser desenvolvido na etapa de ante-projeto, onde, com a idéia no papel, faz-se uma estimativa de custos para a viabilidade técnica-financeira do novo negócio. Já em uma etapa mais avançada, com todos os projetos executivos em mãos, é desenvolvido um levantamento detalhado e um orçamento completo onde seu resultado é aproximado em relação àquele que será o custo real.

 

Contudo, destacam-se os principais benefícios de se ter um orçamento de obras:

 

          - O orçamento é como se fosse um manual. Como uma meta financeira a ser alcançada. A cada compra e negociação ele auxilia para que não seja estourado seu limite financeiro sem conhecimento prévio.

 

            - Todos os pedidos de materiais são previamente baseados nas especificações e quantidades determinadas no orçamento.

 

        - Você possui um histórico de todas as informações sobre os materiais que serão utilizados na obra, assim, pode-se fazer estratégias os corrigir desvios previamente sem afetar diretamente a qualidade do seu projeto.